Quantcast
Channel: Mulher Maravilha
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8

Unhas bonitas e saudáveis

0
0
A saúde deve estar aliada à beleza

A saúde deve estar aliada à beleza

Agora, é moda deixar a cutícula!

Confesso que fico aliviada, pois como retirar tamanha defesa do corpo somente com fins estéticos? Poderosas,  aqui vai um recado: ter unhas bonitas é, antes de qualquer coisa, ter unhas saudáveis, em qualquer hipótese!

Manter a cutícula é proteger o corpo de vírus e bactérias. “A cutícula é a famosa faca de dois gumes: ao mesmo tempo em que você precisa e sabe que tem que conservá-la, você quer se ver livre dela. Sempre tirei muita cutícula e isso me prejudicou. Agora, hidrato muito e cuido para não tirar mais do que devo, senão, a unha nasce fraca e torta”, conta a publicitária e moradora de São Paulo, Daniele Honorato, 26 anos, uma das autoras do blog Unha Bonita e faz as próprias unhas desde os 13 anos.

Doenças

Tirar a cutícula faz um mal danado à saúde do corpo inteiro, alerta a dermatologista Ana Cristina Fasanella, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “A cutícula é uma membrana que permeia a matriz da unha. Ao tirá-la, a pessoa deixa a pele exposta à penetração de produtos químicos, além de bactérias e vírus”, orienta.

Entre os males mais comuns, está o nascimento de verrugas ao redor das unhas e o surgimento da paroníquia, conhecida popularmente como unheiro. A doença é uma infecção em torno da borda da unha e pode ser provocada, por exemplo, a partir do temível bife.

Hepatite

Mas não são apenas as clientes que correm risco. Um estudo feito pela enfermeira Andréia Cristine Deneluz Schunck de Oliveira, do Instituto Emílio Ribas, constatou que uma em cada dez manicures da cidade de São Paulo possui hepatite.

Segundo a pesquisa, o problema é que muitas profissionais não adotam medidas de segurança básicas, como esterilizar os instrumentos de trabalho, usar luvas e lavar as mãos antes e depois de fazer a unha das clientes. 

 Das cem entrevistadas, apenas 26 delas usavam a autoclave, o método de esterilização considerado mais seguro. Ninguém, no entanto, sabia usar o equipamento adequadamente.

Unha saudável

 Para quem tirar toda a cutícula é tão necessário quanto tomar banho, a dica da dermatologista é diminuir essa agressão aos poucos. “Não precisa ser de um dia para o outro. Dá para continuar empurrando e tirar cada vez menos, além de usar um hidratante para as mãos durante o dia e, antes de ir dormir, deixar uma camada bem generosa nos cantos da unha”, sugere Ana Cristina.

A publicitária Daniele conhece bem uma outra dica dada pela dermatologista: todo dia, logo após o banho, ela afasta a cutícula. “Faz uma diferença enorme”, diz a jovem. Mas não pode ser com espátula nem com muita força, orienta a médica.



Viewing all articles
Browse latest Browse all 8

Latest Images

Trending Articles





Latest Images